• Planejamento Digital

Estratégia e Planejamento Digital

Marketing sem planejamento não existe. É certeza de resultado zero.

Marketing digital é muito mais que o uso de ferramentas digitais simultâneas. Vai muito além de desenvolver canais digitais, sites, peças de e-mail e uma leva enorme de posts em diferentes redes sociais. Ações de comunicação isoladas, sem planejamento, não é Marketing. É esforço inócuo.

As estratégias e princípios de Marketing devem estar sempre acima de qualquer canal, acima de qualquer desenvolvimento. Caso contrário, teremos uma leva de ações desconexas, sem qualquer propósito e sem qualquer objetivo. A grande certeza deste cenário é a ausência total de resultados.

Mas qual a estratégia correta para o meu negócio? Evidentemente que cada modelo de negócio vai exigir uma estratégia própria. E dentro de cada Modelo de negócio vamos falar com Personas diferentes, e estaremos esperando objetivos diferentes.

O mais importante é que todos os esforços sejam otimizados visando essa estratégia. Todos os canais estão conversando entre si, se complementando, ajudando, mesmo que cada um seja responsável por uma pequena parte, a fazer com que o todo funcione da melhor maneira possível. Se eu levantei 3 personas diferentes, nada impede que 3 canais diferentes fala cada um com uma delas. Eles vão falar de maneiras e formatos diferentes. Mas eles estão colaborando para um objetivo e uma estratégia em comum.

Antes de pensar – ou se desesperar – se sua empresa tem um bom site, uma boa página no Facebook, um monte de seguidores no Instagram, se manda muitos emails marketing, etc. Pense primeiro qual seria o grande objetivo da sua presença digital. O que você gostaria que o conjunto dessas ações trouxesse para sua empresa. Qual o seu planejamento. Qual sua estratégia.

Saber onde você quer chegar é fundamental para saber se você está no caminho certo e quanto falta para chegar lá.

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”
John L. Beckley

“Sem um planejamento estratégico competente, ninguém sobreviverá nesses tempos globalizados”
Michael Porter

By | 2017-07-15T15:37:52+00:00 Maio 21st, 2017|Blog, Planejamento|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment